• AVIVA

Elaboração de Relatórios Sociais

Atualizado: 3 de Ago de 2020

A elaboração de relatórios sociais é um potente meio de aprendizagem e comunicação organizacional. Com diferentes modelos e mesmo denominações, o relatório é tanto uma forma de prestação de contas e transparência da organização com seus diferentes stakeholders e com a sociedade em geral, quanto um instrumento de gestão que convida a organização a sistematizar, dar visibilidade e muitas vezes criar importantes indicadores econômicos, sociais e ambientais. É uma forma de “ver-se no espelho”, podendo, a partir desse processo, planejar ações corretivas, melhorias e novas estratégias em direção a uma gestão organicamente sustentável.


O processo de elaboração implica o diálogo entre diferentes áreas dentro da organização e mesmo a ampliação do diálogo com outros públicos. Exige a busca por dados até então não organizados e a reflexão sobre questões ainda não abordadas pela organização. Trabalho em equipe, complementariedade, participação de diferentes partes interessadas no processo, tomada de decisões sobre o que e como compartilhar estão entre as tantas aprendizagens. Neste caminho, ocorrem a descoberta de dados não tão empolgantes, antes não necessariamente conhecidos, como também as boas surpresas, no defrontar-se com resultados satisfatórios que traduzem compromisso e engajamento organizacional com temas sociais e ambientais relevantes.


Compartilhamos abaixo alguns exemplares de documentos em que participamos como responsável técnica. As formas de disseminação dos documentos e o envolvimento das partes interessadas são também estratégias muito importantes para a gestão e a comunicação institucional.




19 visualizações0 comentário
Envie sua Mensagem

Porto Alegre - RS